5 Motivos pelos Quais seu Gato Não Pode Ser Vegano

É muito comum recebermos solicitações de clientes pedindo para formularmos uma alimentação natural vegana para seus gatos. Mas infelizmente a nossa resposta é sempre a mesma: não é possível! Os gatos são considerados verdadeiros carnívoros. Eles precisam que a maior parte da sua ingestão diária de alimentos seja proveniente de carnes. E só as carnes fornecem nutrientes nas quantidades que os felinos precisam.

Alguns vegetais até fornecem alguns desses nutrientes mas não em quantidade suficiente ou na forma necessária para absorção pelo sistema digestivo dos felinos.

Veja abaixo porque os gatos não podem ingerir dietas veganas.

  • Aminoácidos essenciais - vários aminoácidos essenciais para os gatos SOMENTE são encontrados em quantidades apropriadas em proteínas de origem animal. E a taurina, por exemplo, SÓ pode ser encontrada em carnes. Os aminoácidos são partes menores das proteínas. Eles são responsáveis por várias funções importantes no corpo dos animais desde composição dos músculos até imunidade.

  • Excesso de carboidratos em grãos e vegetais – os carboidratos são açúcares e sua principal função é fornecer energia para o corpo.O organismo dos felinos não é adaptado para o consumo de carboidratos. Existe uma deficiência de enzimas produzidas no fígado para a digestão dos carboidratos. Além disso,o intestino delgado deles não consegue absorver grandes quantidades desses açúcares. Se os gatos forem alimentados com excesso de carboidratos, eles podem ter problemas de articulação, diarreia, obesidade e até problemas no fígado.

  • Ômega-3 de cadeia longa – os ômega-3 são gorduras boas que protegem o coração e atuam como anti-inflamatórios naturais. Os gatos precisam de ômega-3 de cadeia longa, que só são encontrados em frutos do mar. Os ômega-3 de cadeia curta contidos nos óleos vegetais NÃO podem ser transformados em ômega-3 de cadeia longa pelo organismo dos felinos.

  • Ácido araquidônico - os gatos também precisam ingerir ácido araquidônico, gordura que também SÓ é encontrada em produtos de origem animal. O ácido araquidônico é importante para o bom funcionamento das plaquetas e para uma reprodução normal.

  • Vitamina A - os gatos NÃO conseguem converter o betacaroteno dos vegetais em vitamina A. Por isso devem ingerir vitamina A de fontes animais como vísceras. A vitamina A é importante para a visão e para manutenção de uma pele saudável.

Por isso se você encontrar alguma dieta vegana para seu gato por aí, desconfie! Afinal, devemos respeitar a natureza carnívora dos felinos.


Lígia Alfenas e Andressa Gusmão, instrutoras da PetLogia.

PetLogia - Ideal para seu negócio, ideal para seus pets.


comments powered by Disqus