Nutrientes que ajudam na saúde da pele do seu Pet

A pele é um grande órgão que está em constante atividade metabólica. Sua função é proteger o corpo contra substâncias irritantes, luz solar, lesões, infecções além de regular a temperatura corporal. Para que um cão tenha sempre pele e os pelos saudáveis é fundamental que seu alimento seja de boa qualidade e que alguns nutrientes específicos estejam em proporções adequadas.

Dentre os nutrientes mais importantes para a pele estão as proteínas de alto valor biológico. Estas proteínas fornecem aminoácidos essenciais que são responsáveis pela formação do tecido da pele. É fundamental que a proteína seja de alta digestibilidade para que seu animal aproveite satisfatoriamente os aminoácidos presentes nela. Rações ou alimentos de má qualidade até podem possuir boas porcentagens de proteínas, mas, se a fonte proteica é ruim, grande parte dela não será digerida pelo animal sendo eliminada integralmente nas fezes. A deficiência dos aminoácidos essenciais na nutrição pode levar a uma pele escura, com crostas, seborréia (comumente conhecida como caspa), falha no crescimento dos pelos além de outros problemas de pele.

Outro nutriente que deve estar presente na refeição do cão são os ácidos graxos essenciais. Conhecidos como ômega 3 e 6, eles são importantes para manter a saúde das células da pele ajudando a prevenir a ocorrência de pelos opacos e quebradiços. O ômega 3, como o EPA e o DHA (presente nos óleos de peixe) é indicado também para controle das alergias de pele, como a atopia canina e para cães alérgicos a picada de pulgas.

O zinco é um mineral responsável pela renovação da pele e crescimentos do pelos. Toda dieta para cães deve conter zinco de forma balanceada. É muito comum as dietas naturais mal formuladas ou alguns tipos de rações serem pobres em zinco. A deficiência deste mineral pode provocar queda dos pelos, inflamações e hiperqueratose, caracterizada pelo engrossamento da pele devido ao aumento da deposição de queratina.

As vitaminas do complexo B participam de reações metabólicas para a produção de energia e construção da pele. A biotina em especial, presente em alimentos como a levedura de cerveja, o ovo e o fígado, é essencial para uma pelagem macia e com mais brilho.

Outros nutrientes são essenciais para manter a pele saudável como a vitamina A, importante para a renovação da pele e suas defesas naturais. A vitamina E atua como antioxidante e mantém a integridade da célula da pele. O mineral cobre atua nas reações que impedem os danos oxidativos da pele. A deficiência de cobre na alimentação pode provocar descoloração dos pelos e ressecamento da pele.

Como a pele está em constante atividade, além dos nutrientes necessários para mantê-la saudável, é fundamental que cães e gatos consumam quantidades adequadas de energia. Esta energia, expressa em kilocalorias, deve suprir a demandas da pele para a renovação do tecido epitelial e crescimento dos pelos.

É importante que o cão consuma alimentos nutritivos e que ofereça a energia adequada para seu porte, idade e nível de atividade. Se este consumo estiver inadequado, a deficiência de energia também poderá ocasionar problemas de pele.


Lígia Alfenas, instrutora da PetLogia.

PetLogia - Ideal para seu negócio, ideal para seus pets.


comments powered by Disqus